Utilização de Distribuição Linux no ambiente de TI

Você precisa de opção para seu servidor de banco dados, arquivos ou e-mails. Para o gerenciamento da rede de computadores de uma empresa ou escritório é necessário um servidor que possa manter serviços como banco de dados, repositório de arquivos ou o controle dos terminais por senha.

As alternativas  de Sistemas Operacionais para Servidores normalmente tem um custo alto e com limitações de terminais conectados quando não há compra de licenças de acesso em rede forçando a aquisição de licenças para cada terminal acrescido no valor.

Há  um bom tempo existem alternativas, são os sistemas operacionais sem custo de aquisição, que são tão eficientes quanto as versões pagas. Estou falando das distribuições Linux.

O que é?

Uma distribuição Linux é um sistema operacional que pode ser adquirido com código aberto, ou seja, sem custo, ou versões pagas que neste caso, com direito a suporte e documentação.

No geral a Distribuição Linux da comunidade desenvolvedora na opção OpenSource (código aberto) pode ser baixado no site da comunidade desenvolvedora ou adquirido junto com a compra de um computador.

No formado Opensource com contrato GNU não existe licenciamento e pode ser instalado quantas vezes forem necessárias.

Nas distribuições Linux a instalação já tem embarcada nos seus pacotes de instalação diversos programas para utilização que são uteis para as empresas, sendo, desde servidores web e servidores de e-mails, ferramentas de edição de texto, ferramentas de gestão do sistema operacional e da rede de dados até programas de edição de imagem e multimídia.

Para instalação dos programas que compõem o Linux o acesso aos repositórios de instalações podem ser feitos direto pela Internet  executados no Shell do Sistema, também pode ser instalado por  DVD de instalação.

As principais Distribuições Linux do mercado são: Red Hat (IBM), Susi, Débian, CentOS, e OpenSusi.

https://access.redhat.com/downloads

https://www.suse.com/pt-br/download-linux/

https://www.debian.org/distrib/

https://www.centos.org/download/

http://software.opensuse.org/421/pt_BR

Características principais:

As distribuições Linux não tem custo na verão de código aberto, é um sistema operacional que, quando instalado e gerenciado por comandos Shell(sem tela gráfica) tem um ótimo gerenciamento da memória e processamento do computador e fornece uma segurança considerável, sua características são:

  • Custo baixo de implantação referente ao Software;
  • Bom gerenciamento do hardware;
  • Seguro;
  • Estável;
  • Muitas opções de sistemas para gerenciamento da rede;

 Os pontos negativos são:

  • Mão de obra
  • Suporte
  • Compatibilidade com sistemas proprietários

Quando utilizar

A utilização de uma distribuição Linux é indicada para Servidores de Rede quando se tem mão de obra qualificada para instalação e configuração, quando se quer baixar o custo com licenciamento e Hardware e principalmente se suas aplicações administrativas / gerenciais são compatíveis.

Como alternativa aos Sistemas Operacionais pagos a distribuição Linux OpenSource pode ser uma excelente alternativa. Pense nisso!